TIPOS DE EJÉ QUE EXISTEM

TIPOS DE EJÉ QUE EXISTEM
o sangue divide-se em três categorias: o sangue vermelho, o preto eo branco. Os elementos detentores desse axé são encontrados nos reinos animal, vegetal e mineral, configurando a parte material, visível e palpável da força vital.
SANGUE VERMELHO:
REINO ANIMAL: Corrimento menstrual, sangue humano e sangue de animais.
REINO MINERAL: Cobre, bronze, etc...

o sangue vermelho do reino animal é representado pelo fluxo menstrual, pelo sangue dos animais e pelo sangue humano. portanto todas as pessoas são portadoras de axé. no reino vegetal, o sangue vermelho é representado pelo azeite-de-dendê, o òsún (semente) e o mel extraídos da flor, são os melhores exemplos. osmetais como bronze e o cobre são portadores do sangue vermelho proveniente do reino mineral.
o sangue vermelho está mais diretamente relacionado às coisas quentes, ao movimento e ao fogo, razão pela qual os orixás que exigem uma quantidade maior desses elementos, dominam exatamente esse aspecto da natureza, como exú, xangô e iansã.
SANGUE PRETO:
REINO ANIMAL:Cinza de animais, fósseis, petróleo
REINO VEGETAL: Sumo escuro de certos vegetais como o ILÚ ÍNDICO, extraído de diferentes tipos de árvores.
no reino animal o sangue preto é encontrado principalmente nas cinzas de animais sacrificados. sendo a cor verde variação da cor preta, assim como o azul, o sumo das folhas, o pó azul chamdo wàji e extraído das árvores, são exemplos de sangue preto no reino vegetal. já o reino mineral, encontramos o carvão e o ferro.
a esses elementos relacionan-se mais diretamente os orixás da terra, como ogum, oxossi, ossaim e muitos outros. isso não quer dizer que deuses ligados a outros elementos não os utilizem.
SANGUE BRANCO:
REINO VEGETAL: Seiva, sumo, álcool e as bebidas brancas extraídas das palmeiras e
alguns vegetais.
IYÊROSUN – pó branco extraído do IRÔSUN.
ORI – MANTEIGA VEGETAL.
REINO MINERAL: Sais, giz, prata, chumbo, platina, etc...
o sêmem, a saliva, o halito, as secreções e o plasma, são considerados os portadores de sangue branco no reino animal. o caracol sacrificado a oxalá é um bom exemplo de animal de sangue branco. no reino vegetal, está o sumo das plantas leitosas, e das bebidas alcoólicas extraídas das palmeiras e de outros vegetais. também está no ìyèrosùn ( pó utilizado pelos sacerdotes no opelê ifá) e no orí ( banha vegetal). no reino mineral temos o sal e o efun ( uma espécie de giz), a prata e o chumbo.
todos esses elementos são portadores de axé e combinados reforçam, ampliam e restabelecem a relação entre os homens e os deuses. o axé é uma força vital que pode ser acumulada e aumentada; e o sacrifício, com a utilização das mais variadas fontes de axé, provenientes de todos os reinos da natureza, é que fortalece o poder do orixá e dos candomblés..
FONTE. revista Orixás.


LEMBRANDO QUE A UMBANDA TRADICIONAL SÓ USA  O SANGUE VEGETAL


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARIA PADILHA - História

Pomba-Gira Rosa Vermelha

CURSO DE BANHOS, LIMPEZAS E ELEMENTOS